O que a Bíblia diz sobre cortar o cabelo? É pecado?

 O que a Bíblia diz sobre cortar o cabelo? É pecado?

 

A Bíblia diz que temos liberdade para escolher se e como queremos cortar o cabelo, desde que respeitemos as normas culturais de onde moramos. O importante é a decência e a modéstia, não o comprimento do cabelo.


Em 1 Coríntios 11:3-16, Paulo fala sobre o cabelo e o seu significado na cidade de Corinto. Muitos usam essa passagem para defender que a mulher deve ter cabelo comprido e o homem cabelo curto. Mas o versículo 6 diz:

“Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.”

Primeiro diz que deve cortar o cabelo, depois diz que não deve! É preciso ver o contexto. Paulo era judeu, escrevendo para uma igreja grega. Os judeus e os gregos tinham idéias diferentes sobre o que era apropriado para homens e mulheres. Para Paulo provavelmente não havia problema em as mulheres terem cabelo curto ou não usarem véu, mas para os gregos era vergonhoso. Por isso, Paulo disse para julgarem entre eles se era apropriado ou não (versículo 16). Ele achava mais natural o cabelo comprido nas mulheres e curto nos homens mas deixou a igreja decidir, de acordo com os costumes do lugar.

Quer saber mais sobre o uso do véu? Leia aqui: a mulher cristã deve usar véu na igreja?

Homem pode ter cabelo comprido? E barba?


Paulo parece ser a favor do cabelo curto para homens mas em Juízes 16:17 lemos que Sansão nunca cortou seu cabelo e Deus o abençoou. No tempo de Sansão era aceitável o homem ter cabelo comprido mas no tempo de Paulo já não era visto com bons olhos. Os costumes mudaram. O mesmo se aplica à barba, os judeus deixavam ela crescer mas os gregos cortavam.

Do mesmo jeito, não podemos impor regras rígidas sobre como usar o cabelo em todas as culturas. Para os judeus ortodoxos a barba é o orgulho do homem mas na Coreia do Sul o homem que não se barbeia é visto como desleixado. Para alguns, o homem deve ter cabelo curto mas para os guerreiros Masai, o cabelo comprido é sinal da força e juventude de um moço. Algumas mulheres têm cabelo que fica muito bonito comprido mas outras têm cabelo que estraga se não for cortado. É preciso entender a cultura em que você mora e escolher como quer fazer, procurando evitar escândalo (Romanos 14:16).

Veja aqui: o que é cultura?

“Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume (de fazer polêmica), nem as igrejas de Deus.” - 1 Coríntios 11:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Namoro na adolescência é pecado? Paulo Silva

A Bíblia não diz que namoro na adolescência é pecado mas não é muito aconselhável.  O namoro na adolescência raramente funciona. Na adole...